Coisas que você deveria fazer antes de entrar na universidade


Passar no vestibular é só um dos passos necessários rumo à carreira dos seus sonhos. A faculdade, o estágio e as especializações são outros exemplos de etapas essenciais. Por isso, depois de escolher a profissão que quer seguir e de passar no vestibular, é hora de planejar como serão os seus anos de vida acadêmica.
Um diferencial que garante que você se torne um profissional de sucesso é absorver o máximo da experiência desde o início. Para isso, é importante já entrar na universidade bem preparado para tudo que está por vir! Saiba o que é importante fazer – antes de entrar na faculdade – para isso:

1 – Saiba mais sobre o seu curso
Comece a descobrir mais sobre o seu curso. Acesse o site da universidade e confira que matérias terá em cada semestre, especialmente no primeiro. Leia o plano de ensino e tente saber mais sobre os professores responsáveis por estas disciplinas. Se possível, converse com pessoas que já cursaram ou cursam a mesma faculdade e peça dicas para potencializar o aprendizado recebido em sala de aula.
2 – Conheça melhor a sua universidade
Também é bacana procurar saber mais sobre a sua futura universidade. Acesse o site e faça uma busca na internet para ler notícias, saber o que as pessoas falam da instituição, descobrir qual é a sua reputação no mercado de trabalho e saber quais prêmios ela já recebeu. Também é interessante saber mais sobre os cursos de extensão e de especialização oferecidos. Além disso, tente fazer uma visita ao campus para conhecer a biblioteca, as salas de aula e os restaurantes da instituição.
3 – Tenha uma poupança
Durante os seus anos de estudo, você terá gastos consideráveis: livros, xerox, materiais específicos para o curso, passagem de ônibus e mensalidade são alguns deles. Evite passar apertos, prepare-se financeiramente para a faculdade. Comece a fazer uma poupança e garanta mais tranquilidade às suas finanças.
4 – Pesquise estágios na área
Os estágios representam uma etapa importante da faculdade. Eles não apenas garantem que você se forme, mas também ajudam a deixar o seu currículo mais interessante para os seus primeiros empregadores depois da formatura. Por isso mesmo, bons estágios são concorridos. Faça uma pesquisa para identificar quais são os estágios disponíveis na sua área de estudo, selecione aqueles que têm mais a ver com o que você quer fazer no futuro, veja quais são os requisitos necessários para conseguir uma vaga e comece a se preparar o quanto antes para isso!
5 – Planeje a sua carreira
O quanto antes você começa a planejar a sua carreira, melhor. Assim, você pode estabelecer metas ao longo do curso que ajudem a conquistar o seu objetivo. Descubra quais são as diferentes possibilidades oferecidas pela sua área de estudos e identifique quais são as oportunidades mais interessantes para você. É importante saber que tudo bem mudar de ideia no meio do percurso. Afinal, você vai ter diversas experiências na universidade e aprender coisas novas todos os dias – é natural descobrir novos sonhos e mudar os objetivos.
6 – Faça uma viagem
Passou no vestibular? Então, que tal comemorar com uma viagem? Essa é uma maneira de ter uma experiência bacana antes de começar a estudar e de iniciar a sua vida acadêmica com a cabeça bem relaxada. Além disso, viagens ajudam a conhecer outras culturas e a ampliar horizontes – duas coisas importantes para garantir que o seu tempo na universidade seja o melhor possível.
Coisas que você deveria fazer antes de entrar na universidade Coisas que você deveria fazer antes de entrar na universidade Reviewed by Educa Bolso on 11:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD