Por que algumas pessoas envelhecem menos que outras?

A atriz Sharon Stone parece ser bem mais nova que uma pessoa na casa dos 60 anos
Cientistas acreditam que encontraram uma explicação para o fato de algumas pessoas parecerem bem mais jovens que outras da mesma idade. A resposta está no DNA --e não na fonte da juventude.
Pesquisa da Universidade de Leiden (Holanda) feita com 3.000 pessoas provou que existem pessoas cujo material genético é menos suscetível aos efeitos do tempo. Os resultados foram publicados no periódico Genome Biology.
Normalmente, o DNA é regulado para ativar certos genes em determinadas fases da vida. Com o passar dos anos, essa regulação se altera gradualmente, o que é uma importante causa do envelhecimento.

Mas, em algumas pessoas, essa regra biológica não funciona exatamente como estava previsto em cada idade.

Alguns idosos estudados, por exemplo, apresentaram o DNA equivalente ao de uma pessoa de 25 anos.

Neles, os cientistas descobriram que os genes do envelhecimento eram bem menos ativos.
A regulação do DNA em cerca de meio milhão de genes foi mapeada para encontrar locais onde a desregulação aumentou com o passar dos anos. Inesperadamente, a pesquisa descobriu que as alterações estavam intimamente ligadas aos genes do envelhecimento.
O próximo passo da pesquisa será descobrir se as pessoas com DNA mais jovem permanecem saudáveis por mais tempo.
"Obviamente, a saúde depende de mais coisas além da regulação do nosso DNA. Mas pensamos que a desregulação é um processo fundamental que poderia diminuir o risco de doenças", afirma Heijmans.
"Em células cancerosas, encontramos mudanças na regulação do DNA nos mesmos locais, como se as diferenças que ocorrem com o envelhecimento fossem precursoras da doença. Queremos, portanto, estudar se um DNA desregulado aumenta o risco de diferentes formas de câncer e, inversamente, um DNA 'jovem' seria protetor", afirma Roderick Slieker, outro cientista ligado ao estudo.
Por que algumas pessoas envelhecem menos que outras? Por que algumas pessoas envelhecem menos que outras? Reviewed by Educa Bolso on 12:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD