Pendrive é capaz de detectar HIV em minutos


Uma equipe de cientistas britânicos desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar o vírus HIV usando um pendrive. Com uma única gota de sangue e em poucos minutos, o dispositivo cria um sinal elétrico que pode ser lido por computadores e aparelhos portáteis.A tecnologia permite que os pacientes monitorem seus níveis de vírus, mais ou menos como acontece com os portadores de diabetes quando verificam os níveis de açúcar no sangue. O dispositivo é capaz de ajudar pacientes com HIV que vivem em locais remotos a administrar seu tratamento de maneira mais eficaz, já que os testes demoram três dias e exigem o envio de uma amostra de sangue a um laboratório.“Monitorar a carga viral é crucial para o sucesso do tratamento de HIV. No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado”, disse Graham Cooke, que co-liderou a pesquisa no Imperial College, departamento responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Para testar apenas é necessário colocar uma gota de sangue em um ponto do dispositivo. A amostra provoca uma mudança de acidez e os resultados ficam armazenados na memória e são acessíveis através da porta USB de qualquer computador ou smartphone.Os resultados dos testes revelaram que o pendrive teve 95% de eficiência nas mais de 991 amostras de sangue; e o tempo médio de leitura foi de 20,8 minutos, de acordo com o jornal científico Scientific Reports.
Pendrive é capaz de detectar HIV em minutos Pendrive é capaz de detectar HIV em minutos Reviewed by Deficiente Eficiente on 12:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD