Qual a cor do seu xixi? Veja como está sua saúde


Nosso corpo fala… e o xixi também! Comece a prestar mais atenção na cor da sua urina. Ela pode te avisar todo dia e com antecedência, como anda a sua saúde – pra você se tratar logo e conseguir a cura mais rapidamente.

Mas não é só a cor! O aspecto físico e cheiro da urina também podem indicar que algo não está funcionando no seu corpo e que pode ser melhorado.
A cor normal do xixi é o amarelo por causa da urobilina, substância derivada de um longo processo que envolve os intestinos, os rins e o sistema circulatório.
Urina clara
Indica que a pessoa está tomando bastante água, ou seja, está com hidratando bem o corpo
Urina escura
“Se o xixi for amarelo escuro, ele indica que você está bebendo pouca água e beber água é importante para fazer com que os rins consigam filtrar essas substâncias que nosso corpo necessita e eliminar adequadamente as impurezas através do trato urinário”, lembra Sérgio Pinheiro, nefrologista da UFMG, em entrevista ao UOL.
Mudou de cor
Se o xixi mudou de cor, primeiro pense no que você andou comendo. Alimentos ricos em pigmentos, como beterrabas, cenouras, favas e amoras, podem fazer com que a urina tenha uma cor especial, sem que você deva se preocupar com isso.
Quando não é esse o caso, é hora de ligar o alerta. A urina pode indicar doenças, em geral, nos rins e no fígado.
Avermelhado
Se ela for muito escura, com tonalidade vermelha, que indica a presença de sangue, é melhor procurar um médico.
“Não tratar uma cistite, por exemplo, é algo muito perigoso porque a infecção pode evoluir para os rins. E se torna uma coisa mais séria”, diz Vieira
“Os sangramentos podem ter coloração escura dependendo do tempo que ela fica armazenada na bexiga.”Essa coloração vermelha do sangue vai oxidando e mudando a tonalidade”.
Marrom
Problemas no fígado podem fazer com que a urina escura, mais amarronzada. “Uma lesão hepática pode alterar o metabolismo do fígado e essa mudança pode interferir na urina também”, afirma Pinheiro.
Algumas hepatites podem fazer com que a icterícia, que dá coloração amarelada à pele, “pode ser metabolizada e eliminada na urina, dando à urina uma coloração amarela esverdeada escura”.
Verde ou azul
Em alguns casos, a urina pode ficar com colorações atípicas como verde ou azul. Isso pode ocorrer pela ingestão de alguns tipos de medicamentos ou vitaminas.
No caso específico da coloração azul, ocorre quando o nível de cálcio no sangue é maior do que o normal. Esta doença, encontrada em crianças, também é conhecida como “síndrome da fralda azul”.
Vieira também lembra que a presença de cobre na urina, ocorrida quando este não é metabolizado adequadamente pelo corpo, faz com que a urina fique esverdeada.
Preta
Recentemente, foram registrados na Bahia casos de uma doença que deixa a urina preta. Ela é ocasionada pela intoxicação causada pela ingestão de peixes. O mal é conhecido na literatura médica como doença de Haff.
Fedida e com espuma
A presença de espuma no xixi indica a presença de proteína. Ela deveria ter sido metabolizada pelo corpo, mas neste caso, foi expelida junto à urina. “Não podemos perder muita proteína pela urina”, ressalta Vieira.
Agora se a urina ficar muito fedida pode ser que você comeu algo com enxofre, que altera o cheiro, ou pode ser sinal de uma infecção urinária. “O odor não pode ser fétido. Isso sugere a presença de bactérias”.
Com informações do UOL
Qual a cor do seu xixi? Veja como está sua saúde Qual a cor do seu xixi? Veja como está sua saúde Reviewed by Deficiente Eficiente on 13:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD